A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul entregou na quinta-feira (24/8), aos policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, 29 pistolas nove milímetros com cinco carregadores cada. O novo armamento é o que há de mais moderno e é o mesmo usado por militares do Exército e até pela Polícia Federal americana.
O delegado do Setor de Investigações Gerais, Erasmo Cubas destacou o investimento feito pelo Governo do Estado na segurança pública da maior cidade do interior do Estado. Segundo ele, com as novas armas, a polícia sai do patamar intermediário para o alto padrão.
“Essa substituição do nosso armamento representa uma mudança acentuada, pois passamos do intermediário para o que há de melhor, alcançamos o padrão de armamento da Polícia Federal americana, de exércitos. Passamos a ter uma capacidade de tiros ainda maior, agora há possibilidade 85 disparos, cinco carregadores com capacidade para 17 munições”, disse o delegado Erasmo Cubas.
Além do efetivo de rua, policiais que atuam na inteligência do SIG e também os cartorários receberão as novas armas. Para isso, eles já passaram por treinamento de manuseio e até cuidados como a limpeza periódica.
Todas as forças de segurança contarão com este novo armamento, no entanto, os policiais civis do SIG foram os primeiros a serem contemplados, tendo em vista o trabalho de “pronto emprego”, como explicou o diretor de polícia do interior, Lupércio Degerone.
“Antecipamos a entrega ao SIG por se tratar de uma equipe de pronto emprego, que lidam com casos de repercussão, crimes mais graves, mas toda a segurança pública receberá novo armamento, entre os dias 13 e 14 de setembro, tanto de Dourados como a regional de Fátima do Sul”, afirmou.
A entrega foi acompanhada também pelo vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, que destacou o trabalho do Governo do Estado no tocante à segurança pública.
“[O novo armamento] é o reconhecimento ao trabalho da nossa força de segurança e também do trabalho investigativo e resolutivo do SIG da nossa Dourados. Isso confere ao policial autonomia com o armamento de altíssima qualidade. A nossa segurança de MS está de parabéns e o Governo do Estado segue focado na segurança porque entende que é um investimento. O Estado se preocupa com treinamento, qualificação, oferecer melhor arma, melhor viatura, pois o policial protege a população, a vida, o patrimônio. São nossos anjos sem asas”, pontuou.
Barbosinha concluiu sua fala sobre o investimento na segurança afirmando que “MS tem todos os ingredientes para ser um caos, quando analisado toda a faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, no entanto, a realidade é outra e assim é por esse investimento e preocupação que temos não só em capacitar ao máximo os agentes de segurança, mas também com a nossa população”.