Na tarde de sexta-feira (11/8), a presidente da Acepp (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã), Fabrícia Dias, se reuniu com o secretário municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes, Polícia Militar, com o omandante da Guarda Civil Municipal de Fronteira, Luiz Carlos, do Conselho Tutelar e com a secretária de Assistência Social, Vera Lucia de Oliveira, para discutir e elaborar soluções em relação aos grupos de ciganos e ‘pedintes’ e artistas de ruas que estão no centro da cidade.
Fabricia Dias apontou que os grupos “têm gerado prejuízos e reclamações no comércio local”. Isso porque, segundo o relato de lojistas, há registros de tumultos em frente e na parte interna dos estabelecimentos comerciais, agências bancárias e nos semáforos, inclusive, proferindo palavras de baixo calão e até mordidas em pessoas.
Para o secretário municipal de Segurança, Marcelino Nunes, “essas pessoas estão se tornando muito ostís principalmente na área comercial”.
A Guarda Civil Municipal de Fronteira está realizando abordagens e convencendo os líderes dos ciganos, outros seguimentos de moradores de rua e pedintes a moderarem seus comportamentos a evitarem conflitos.
O Secretário de Governo e Comunicação Fabio Cafarena salientou que os órgãos públicos estão unidos em ações integradas e pessoas que forem flagradas em atos criminosos serão conduzidas para a Polícia Civil e serão autuados criminalmente.