O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) divulgou na segunda-feira (12), os resultados obtidos na terceira fase da Operação DOF em Ação, que intensificou o enfrentamento aos crimes contra o patrimônio nas cidades de Coronel Sapucaia, Amambai, Paranhos, Tacuru e Sete Quedas, entre os dias 19 de maio a 3 de junho.
Durante o período foram apreendidos, somente nestes municípios, armas de fogo, drogas, veículos com registro criminal, além do cumprimento de mandados de prisão. Com a ação, o prejuízo estimado aos criminosos foi de R$ 7,5 milhões.
O diretor do DOF, coronel PM Everson Antônio Rozeni, avalia positivamente os resultados alcançados nas ações e pontua que os objetivos preventivos e repressivos têm sido importantes para população sul-mato-grossense. Lembrou, ainda, a importância dos cumprimentos de mandados de prisões, que tiram de circulação pessoas com reais possibilidades de cometimento de novos crimes.
“Um exemplo claro é a recaptura de um foragido da Justiça do Estado do Paraná, no último dia 26, em Amambai, quando retornava de Coronel Sapucaia após deixar um veículo no Paraguai não informando detalhes sobre o paradeiro ou origem do carro; o que nos leva a acreditar que é mais um foragido da justiça ativo em práticas criminosas na Fronteira e que, agora, está preso”, enfatizou.
Outra ocorrência registrada dentro da operação DOF em Ação III tirou de circulação, na cidade de Coronel Sapucaia, uma pistola 9 milímetros, de fabricação israelense. “Esta é uma arma muito utilizada por criminosos para o cometimento de roubos de veículos e que estava na posse de um indivíduo com diversas passagens pela Polícia, entre elas: assalto; tráfico de drogas; e, ameaça. Ou seja, uma pessoa com históricos e meios para a prática de novas ações criminosas e que conseguimos tirar de circulação”, ressaltou.
Ainda durante a DOF em Ação III foram apreendidos pelos policiais da unidade mais de 3,7 toneladas de drogas e dois veículos foram recuperados nestes municípios. Até o final do ano o Departamento colocará em execução outras cinco fases da Operação DOF em Ação, em cidades estratégicas na Fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.
As fases já executadas das operações DOF em Ação I, II e III, bem como as próximas que virão, não comprometem o enfrentamento aos demais crimes transfronteiriços e nem as operações em andamento, como a Operação Hórus, uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.