Cinco indivíduos foram presos na madrugada desta quarta-feira (19) durante várias incursões realizadas por agentes do Departamento Anti-Sequestros. Todos seriam membros de uma quadrilha de sequestradores lidrados por Hugo César Lazarte Argüello, que recentemente morreu em confronto com a Polícia Nacional.
Os detidos foram identificados como Jorgelino Aquino Romero, Julio López Giménez, Manuel Martínez, Lidio Alvarenga e Claudio Aguirre, acusados de pertencer a quadrilha de sequestradores liderada por Hugo César morto em um confronto com os policiais em março passado, juntamente com Claudio Torres Cubas.
De acordo com a polícia paraguaia, os indivíduos presos estão enquadrados na operação “San Patricio 2” realizada por agentes do Departamento Anti-sequestro da Polícia Nacional, a cargo do comissário Nimio Cardozo e chefiada pela fiscal anti-sequestro Reinalda Palacios.
Vários atos de privação de liberdade ilegítima em áreas rurais dos distritos de Pedro Juan Caballero, Zanja Pytã e Cerro Corá são atribuídos à quadrilha. Entre eles, o sequestro do fazendeiro brasileiro Ireneo Bello, que foi privado de liberdade junto com seu filho e seu empregado, posteriormente libertado após pagamento de US$ 100 mil por familiares aos sequestradores.