Passou de meia tonelada de drogas no avião monomotor Minuano apreendido nesta quarta-feira na região de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo. Interceptado por caças da FAB, o piloto fez pouso de emergência em meio a uma lavoura de soja e fugiu antes da chegada da Polícia Militar Rodoviária.
A aeronave PT-EYL transportava 328,541 quilos de drogas em 250 tabletes de cocaína supostamente pura e 250 tabletes de pasta base de cocaína. As drogas foram apreendidas e encaminhadas para a Polícia Federal Marília, para onde também será levada a aeronave.
A aeronave
Cadastrada em nome de D.J.B como proprietário e operador, a aeronave PT-EYL, usada no narcotráfico foi transferida ao atual proprietário em maio de 2021. Já em agosto do mesmo ano o Minuano teve certificados cancelados e não poderia mais estar operando.
A apreensão
A Defesa Aérea constatou voo clandestino da aeronave saindo do Paraguai entrando no Brasil. Acionados, Caças de Força Aérea Brasileira – FAB interceptaram o avião na região de Santa Rita do Pardo determinando ao piloto pouso imediato. Em meio a manobras evasivas o piloto desceu na plantação de soja.
Equipe da Polícia Militar Rodoviária que atua com a Polícia Federal na Operação Impacto foi acionada e com apoio de helicóptero da PM localizaram a aeronave na lavoura já abandonada com porta aberta.