Teve início à meia-noite desta sexta-feira (7), e segue até a próxima quinta (13), a operação Nossa Senhora Aparecida, da PRF (Polícia Rodoviária Fedeal), nas BRs de Mato Grosso do Sul.
Durante o feriado prolongado, a segurança será reforçada principalmente nos locais e horários onde os índices de criminalidade e acidentes são maiores.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, entre os focos de fiscalização estão a embriaguez ao volante, as ultrapassagens indevidas e o não uso do cinto de segurança e capacete.
O balanço da operação deste ano será divulgado na quinta, sem previsão de divulgações parciais durante a operação.
Números de 2021
Em 2021, a operação Nossa Senhora Aparecida ocorreu entre 8 e 12 de outubro, e naquele período foram registrados 27 acidentes, sendo sete graves. Ao todo, 31 pessoas ficaram feridas e uma morreu no local do acidente.
Também foram flagrados 50 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 12 acabaram presos. Conforme o balanço da PRF, 210 condutores ou passageiros não utilizavam o cinto de segurança e 52 crianças eram transportadas fora do dispositivo de segurança.
No total, foram registradas 509 infrações de ultrapassagem.
Ainda durante a operação Nossa Senhora Aparecida no ano passado, a PRF apreendeu 400 quilos de maconha em Bataguassu, 27 quilos de cocaína e 19.900 maços de cigarros. Cinco veículos com registro de roubo/furto foram recuperados.