A segurança pública tem um espaço reservado no plano de governo da candidata a governadora Rose Modesto (União Brasil). Entre as várias ações previstas para o setor, está a criação de uma força-tarefa para combater o crime organizado cada vez mais crescente em todo o Mato Grosso do Sul. A equipe está ligada diretamente à Sejusp.
Pasta responsável pela segurança estadual, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) deve ter em seu ‘guarda-chuva’ a força-tarefa que pretende atuar contra o crime organizado e corrupção nos mais diversos setores.
Para isso, parcerias entre instituições do Estado com trabalhos permanentes, e até com polícias federais, Receita e Exército, vão auxiliar nas atividades de controle da fronteira com o Paraguai e com a Bolívia. “Por ser deputada federal, conheço os caminhos em Brasília (DF) para conseguir recursos e também firmar essas parcerias”, revela Rose.
A candidata a governadora também aponta para o fortalecimento das investigações a partir de valorização salarial e de oferecimento de estrutura para os policiais sul-mato-grossenses. “Fortalecer o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) é uma medida urgente, pois faz um enfrentamento rígido ao crime naquela região”, diz Rose.
Quanto à força-tarefa, a ideia é que haja uma base de comando localizada em Campo Grande, centralizando ações e decisões, mas que existam ainda núcleos nas principais cidades do Estado, funcionando como tentáculos na promoção da segurança pública plena.