Presidente da Famasul palestrará sobre o momento do agronegócio em MS na Ponta Agrotec

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, estará na Ponta Agrotec falando sobre o cenário do agronegócio em Mato Grosso do Sul. A sua participação está prevista para o dia 5 de maio, que também contará com a presença do presidente da Aprosoja, André Figueiredo Dobashi.

Preocupado e atento com o momento da safra no Estado, Bertoni relata que as chuvas podem influenciar diretamente na produção. “O cenário começou preocupante pela falta de chuva e a irregularidade apresentada no primeiro semestre. Vale ressaltar que mesmo com o uso de tecnologias por parte dos produtores, os fatores climáticos influenciam diretamente na produção. Isso não é um problema isolado de Mato Grosso do Sul. Outros estados também enfrentam situação parecida, como é o caso do Paraná e Rio Grande do Sul, que já estão com decretos de emergência em vigor, assim como nosso estado”.

Apesar das situações climáticas que podem influenciar na colheita da soja, Bertoni mostra-se atento com o momento do mercado interno. “Mesmo com a quebra da soja, o agronegócio em MS continua aquecido com a chegada da usina de etanol neste primeiro semestre. Na avicultura e suinocultura devem ter ajustes na produção devido a elevação nos custos dos insumos, principalmente na soja e milho. A demanda interna destes produtos está aumentando, enquanto a demanda externa diminui por conta do retorno da China na produção de carne suína. No curto prazo, o cenário é incerto porque os custos tendem a permanecer elevados considerando que não há expectativa de retrocesso para os preços do milho e do farelo de soja”.

Segundo o presidente do Sistema Famasul, a ampliação de vendas do mercado externo é o caminho do crescimento de Mato Grosso do Sul no cenário. “É preciso que haja estímulo ao consumo no mercado interno e que as exportações voltem a crescer no estado, considerando que nos primeiros meses de 2022 houve queda nos embarques. A ampliação das vendas para o mercado externo vai ser fundamental para que a atividade continue crescendo. Caso contrário, a produção irá diminuir”, comentou.

A Ponta Agrotec de 2022 conta com o apoio do Governo Federal, Governo de Mato Grosso do Sul, Sistema Famasul, Sindicato Rural e Câmara de Vereadores de Ponta Porã.

Patrocínio da Coamo, Senar, Aprosoja e parceria do IFMS, UFMS, Uems, UFGD e Embrapa. O evento é realizado pela prefeitura de Ponta Porã, a Secretaria de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Turismo e o Majestic Hall.

Veja também
plugins premium WordPress