Uma operação desencadeada pela PF (Polícia Federal) em sete estados envolve 150 agentes. A ação batizada de Manifest, tenta desarticular uma organização criminosa de tráfico internacional de cocaína. Em Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de prisão.
Segundo informações da PF, as investigações da Operação Manifest, segundo a PF, começaram na cidade Muitos Capões, no Rio Grande do Sul, nos Campos de Cima da Serra, em dezembro de 2020, depois de um acidente aéreo.
De acordo com as investigações dos agentes federais, os criminosos transportavam a droga em aeronaves pela rota Bolívia-Paraguai-Brasil. Os crimes identificados até o momento são de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Na ocasião, um avião utilizado para transportar cocaína sofreu avarias no momento do pouso. A aeronave permaneceu escondida, em meio à plantação, por cerca de uma semana. Ainda segundo a PF, são executadas ordens judiciais para bloqueio de imóveis e contas bancárias, sequestro e apreensão de 10 aeronaves e outros veículos e bens que estiverem em poder do grupo.