Operação da PF busca dinheiro do tráfico internacional de drogas no MS

Uma operação está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (4) em Corumbá pela Polícia Federal. Batizada Operação Washer investiga um suposto esquema criminoso de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A quadrilha investigada usa empresas do setor de transportes de carga para a lavagem de dinheiro vindo do tráfico de drogas.

As investigações demonstraram que, entre 2013 e 2019, foram movimentados mais de R$ 27,5 mi que foram enviados de diversos países, com imediata realização de pagamentos ou de transferências a terceiros, sem justificativa aparente.

Ao todo foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo três em Corumbá e dois em São Paulo. Os nomes da empresas e das pessoas investigadas não foram divulgadas pela Polícia Federal.

A Operação foi batizada de Washer que em inglês significa máquina de lavar e também remete a terminologia de lavagem de dinheiro ou branqueamento de capital que surgiu nos EUA, na década de 20, quando os mafiosos adquiriam lavanderias para ocultar o produto de seus crimes.

Operação da Polícia Federal mira lavagem de dinheiro em Corumbá e São Paulo.(Foto: Divulgação)
Veja também
plugins premium WordPress