Autoridades paraguaias confirmaram na noite deste domingo (1), que pelo menos uma pessoa morreu em confronto entre soldados da Força Tarefa Conjunta (FTC) e membros de um dos grupos guerrilheiros que agem no interior do país. O confronto ocorreu a cerca de 160 quilômetros de Pedro Juan Caballero na cidade de Ybyraty nas proximidades de Horqueta.
A vítima fatal seria Alejandro Antonio Ramos Ramirez, filho do líder o autodenominado Exército Mariscal Lopez, Alejandro Ramos. Um dos guerrilheiros teria sido preso pelos homens da FTC e será levado para Assunção.
De acordo com uma fonte ouvida pelo jornal Última Hora, as buscas aos guerrilheiros e os confrontos continuam e a situação é tensa na região. Nesta segunda-feira, o Governo paraguaio deve fazer um comunicado sobre o ocorrido.
Na semana passada três membros da FTC morreram em uma embosca atribuída a outro grupo guerrilheiro, o Exército do Povo Paraguaio o EPP. Eles usaram cerca de 15 quilos de explosivos para atacar as forças governamentais.