Marcos Morandi*
Uma carga de 36 toneladas de maconha, foi interceptada na última sexta-feira (23), em Bella Vista Norte, no Departamento de Concepción, na fronteira com a Bela Vista, na fronteira com Mato Grosso do Sul. A apreensão já é considerada a maior da história da polícia paraguaia.
O procedimento foi realizado em uma fazenda próxima a Paso Barreto, Concepción. A quantidade supera o recorde anterior, realizado há sete anos, quando 26 toneladas foram apreendidas em Capitán Bado.
Luis Apesteguía, porta-voz da FTC (Força Tarefa Conjunta), informou nesta segunda-feira (26), ao ABC Color, que o carregamento recorde de maconha se destinava ao mercado brasileiro e que já foram identificadas algumas pessoas que seriam os donos da droga.
A polícia espera, em breve, efetuar as prisões dos envolvidos no caso.
“Provavelmente a droga seria levada para o Brasil, mercado onde a mercadoria é mais transportada. A investigação está no caminho certo. Teremos dados mais precisos e algumas prisões em breve. Dois caminhões e cinco motocicletas que permaneceram no local foram apreendidos. A cidade mais próxima é Paso Barreto ”, afirmou o porta-voz.
Sobre para onde iria a droga, ele explicou que existem várias estradas de bairro na área que levam principalmente a Capitán Bado e Pedro Juan Caballero.
O proprietário da fazenda onde foi encontrado o carregamento, prestou depoimentos aos agentes da FTC, mas negou qualquer envolvimento com o narcotráfico.