A nova estrutura será implantada onde hoje já existe um pista de atletismo de terra batida, na antiga Esplanada Ferroviária da cidade, local que abriga a sede da Fundação Municipal de Cultura e Esporte (Funcespp). A pista oficial terá 400 metros, oito raias, com piso emborrachado importado em rolos e iluminação específica. O espaço também contará com setores para saltos, arremessos e lançamentos.
Além disso, está incluída a implantação de área de aquecimento e vestuário, alojamentos, depósito para guardar materiais e espaço reservado à instalação de arquibancadas móveis para mais de 300 pessoas. Tudo isso em conformidade às normas da IAAF para receber competições nacionais e internacionais.
O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, realizou vistoria técnica no local no último final de semana. Ele esteve acompanhado da assessora especial da Fundação, Fabiane de Oliveira Macedo; do prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, e de demais autoridades municipais.
Para Miranda, a pista de padrão internacional colocará não só Ponta Porã e região, mas Mato Grosso do Sul ainda mais na mira de grandes eventos, além de otimizar a formação e o desenvolvimento de talentos esportivos com infraestrutura de ponta. “A pista oficial será um marco para Mato Grosso do Sul, vai atrair competições de destaque a nível nacional e internacional, ideais para movimentar o setor econômico local. Quem também ganha são os atletas, que terão uma instalação de excelência para treinar”.
O prefeito Hélio Peluffo destacou a importância da parceria junto ao Estado para a execução do projeto. “Em parceria com o Governo do Estado, estamos construindo um espaço para que possamos executar diversos programas a crianças e jovens no atletismo, da iniciação ao alto rendimento”.
Também participaram da vistoria técnica a diretora-presidente da Funcespp, Celma Pelusch; o técnico desportivo da entidade municipal e profissional de Educação Física especialista em atletismo, Ageu Oliveira Pereira; e o engenheiro responsável pela obra, Halberth Dutra de Oliveira.