Com 98% de pavimentação asfáltica, a MS-379, que liga Laguna Carapã aos municípios vizinhos, já transformou a realidade dos produtores, contribuindo para o desenvolvimento local. A estimativa é de que o percurso já asfaltado tenha diminuído em 40% os custos de transporte. Ao todo estão sendo pavimentados 42,5 quilômetros, da MS-379 em Laguna ao Posto Taji, no entroncamento com a MS-386 (Ponta Porã-Amambai). O valor do investimento é de R$ 77,3 milhões.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Laguna Carapã, João Firmino Neto, a rodovia pavimentada conecta o município ao resto do Estado. “Antes quem estava nos distritos tinha que percorrer cerca de 40 quilômetros de estrada de chão para fazer o transporte. As condições eram precárias para o escoamento da safra. Essa dura realidade ficou para trás graças ao trabalho do governador Reinaldo Azambuja”, ressalta.
O produtor rural Marco Winter é morador no Distrito de Campo Seco. Segundo ele, antes da obra a classe ruralista enfrentava verdadeiro “calvário” para fazer o escoamento da safra. “As péssimas condições da estrada de terra quebravam os caminhões ou deixavam os veículos atolados, causando prejuízo. Sem contar a distância que era muito maior para levar os grãos. Antes da pavimentação, quando quebrava uma peça de trator, por exemplo, a gente tinha até dor de cabeça só de pensar em ir para a cidade”, relata.
Segundo ele, esse “pesadelo” ficou para trás. Conforme Winter a rodovia encurtou distância. “De 135 minutos que eu gastava para chegar na Coamo de caminhão, agora gastamos apenas 80 minutos. De carro esse tempo caiu de 80 minutos para 30 minutos apenas”, comemora.
O produtor rural Ademir Adroaldo Bohm, diz que a MS- 379 pavimentada é um sonho de mais de 40 anos. “O problema no transporte fazia com que a gente, aqui no Bocajá, perdesse R$ 1 por saca porque o comprador alegava dificuldades para vir até aqui. Até chegar numa estrada pavimentada a gente percorria cerca de 30 quilômetros”, ressalta.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel acredita no desenvolvimento do município a partir da obra concretizada. “A pavimentação da MS-379 é uma obra histórica que vai mudar os destinos dos municípios da região. Com isso, Laguna Carapã que é um município estratégico, de forte potencial econômico passa a ser integração com outros municípios pela interligação à BR-163 pela MS-386. Com essa obra, Laguna Carapã se fortalece e, com isso, todo o Estado sai ganhando, demonstrando que uma obra é mais do que estradas é a força motriz do desenvolvimento”, ressalta.
O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Sérgio Murilo Mota, ressalta o olhar atento de Reinaldo Azambuja para com o município de Laguna Carapã. “O governador não mediu esforços para realizar uma obra aguardada há tantos anos pela comunidade. Além do setor econômico, essa obra valoriza o mais importante, que é a vida de cada cidadão. Num momento de crise sanitária como a que estamos passando essa rota de integração garante a chegada do agente de saúde e o socorro mais rápidos aos distritos, além de gerar emprego e renda para aqueles que foram prejudicados pela pandemia. O governador cumpre mais um compromisso importante com cada cidadão de Mato Grosso do Sul”, ressalta.