Um Diário Oficial extra publicado neste domingo (5) pela Prefeitura de Ponta Porã traz uma série de providencias em relação aos cuidados e medidas para evitar a disseminação do covid 19 o coronavírus.
Entre as medidas editadas pelo prefeito Hélio Peluffo está a prorrogação do período de suspensão das aulas na rede municipal de Educação por mais 15 dias. No dia 17 do mês passado o prefeito já havia suspenso as aulas por 20 dias e agora este prazo foi prorrogado por mais 15 dias.
Outra medida que consta no Decreto deste domingo é que a empresa de transporte coletivo que atende o município terá que higienizar os ônibus antes do início e do reinício de circulação de cada linha, o interior do veículo de transporte coletivo deverá receber rigorosa higienização com álcool 70% nos assentos e demais superfícies de contato das mãos, bem como com água sanitária nos pisos.
As janelas dos veículos de transporte coletivo devem permanecer abertas durante o transporte de passageiros. A fim de evitar aglomerações nos veículos de transporte coletivo, somente poderá ser admitido o ingresso de passageiros até que se atinja 50% (cinquenta por cento) da capacidade de lotação do veículo. Somente poderão ser transportados passageiros sentados, incumbindo-se aos motoristas e cobradores orientar aos usuários do transporte coletivo que evitem ocupar assentos contíguos aos já ocupados.
Peluffo ainda prorrogou todos os prazo dos Decretos dos dias 17 e 20 de março até o dia 3 de maio. A ordem do Executivo faz parte das medidas adotadas na cidade fronteiriça para evitar proliferação do novo coronavírus.
Ponta Porã possui um caso confirmado de coronavírus e o paciente já passou pelo período de quarentena e uma mulher que veio do interior paulista está internada no Hospital Regional. Os parentes dela foram notificados ontem para que permaneçam em quarentena. Eles não apresentam sintomas da doença.